Conheça os principais cuidados com o seu jardim na primavera

beautiful-home-garden-2880x1800

 

Um jardim precisa ser florido, bem cuidado e livre de doenças e pragas. Quando apresenta essas características, torna-se um maravilhoso espaço ao ar livre, ótimo para momentos ao lado de familiares e amigos.

 

Na estação das flores, a primavera, a temperatura sobe, o dia fica mais longo e o número de chuvas aumenta. Esses fatores influenciam nas plantas, acelerando o crescimento e as tornando mais exuberantes. Para usufruir de toda essa beleza, alguns cuidados são necessários, como:

 

Adubação

Como o desenvolvimento das plantas aumenta bastante, a exigência de nutrientes é maior, fazendo-se necessária a aplicação de adubos. Conheça alguns tipos:

 

a) Adubo mineral: é aplicado sobre as folhas ou solo e possui baixo custo, porém pede mais aplicações. O maior benefício é a rápida absorção dos nutrientes, dando resultado em poucos dias. Recomenda-se fazer uso dos 100% solúveis – os diluídos em água que não deixam resíduos.

 

b) Adubo orgânico: utiliza vários produtos de composto orgânico, como esterco curtido, farinha de ossos, húmus de minhoca e torta de mamona. Esse tipo oferece nutrientes, ajuda na estruturação do solo e é considerado ecologicamente correto.

 

Poda

Os primeiros dias de primavera são ideais para as podas, as quais estimulam a formação de brotos, dão uma forma mais bonita às plantas e eliminam os galhos doentes e mal formados. Há três tipos de poda:

 

a) poda drástica de desenvolvimento: aplicada nas plantas de clima temperado, como hortênsias e rosas.

 

b) poda de formação: ajuda no crescimento das plantas, fazendo que se desenvolvam fortes e saudáveis.

 

c) poda de limpeza: é um processo leve que precisa ser feito regularmente. Nessa poda, são eliminados galhos e ramos secos e mortos.

 

Irrigação

Uma irrigação eficiente fornece o volume de água o mais próximo possível da exigência de cada planta. Embora pareça fácil, é uma atividade que requer extrema atenção. Sendo uma época em que a florada exige bastante das plantas, o ideal é que seja executada diariamente, ao entardecer, quando não há mais sol direto sobre as plantas. Tomando o cuidado para não regar em excesso, o que pode enfraquecer a planta ao invés de hidratá-la.

 

Fonte: fazfacil.com.br