O frio chegou!

blog o frio chegou

Nestes dias frios, aquecer a casa é essencial para ter uma vida mais saudável e aconchegante. Mas com tantas opções no mercado qual será a mais facilitada ou aquela que se adapta a sua rotina e opção pra família toda. Apesar de morarmos num país tropical  quando a baixa temperatura nos pega de surpresa, é de um lugar quentinho que nosso corpo mais precisa.

Dúvidas sanadas, agora sim você pode escolher o melhor sistema de aquecimento para sua casa.

Aquecedor Solar

O sistema de aquecimento artificial requer o consumo demasiado de energia elétrica, esse é o maior problema que enfrentamos para ter um pouco mais de bem-estar. A opção mais sustentável para aquecer água de consumo, ambiente ou piscina, pode ser o sistema de aquecimento solar.

Cada vez mais usada em industrias e escritórios, o sistema consiste em placas coletoras de radiação solar. Elas são responsáveis por transferir o calor do sol para a água que circula em suas tubulações de cobre.

A água aquecida é armazenada em um grande reservatório térmico (boiler), que é abastecido por outro reservatório de água fria, e assim o mantendo sempre cheio.

Ainda sendo alto o custo de instalação a economia pode ser de até 70% nas contas.

Aquecimento solar

 

 

Aquecedor portátil

Ideal pra quem vive em cidades onde o frio do inverno não é tão rigoroso, e o aquecedor usados em dias eventuais mas pode ter suas desvantagens.

 

 

Aquecedor elétrico

São os mais comuns, eles esquentam o ambiente rapidamente porque a resistência de aquecimento é aparente e o calor fica em contato direto com o ar. Inclusive é perigoso a proximidade com o mesmo quando ligado. Existem vários modelos, e o preço varia de acordo com o tamanho e a potência.

aquecedor elétrico

Imagem ilustrativa.

 

 

Termoventiladores

Também elétricos, são leves, fáceis de transportar e o barulho é semelhante ao de um ventilador por conta das suas hélices que melhoram a eficiência na distribuição do ar quente.

 

 

Aquecedor a óleo

Ligado à tomada, este equipamento possui uma resistência interna que aquece um óleo o qual circula por uma serpentina. O aquecedor a óleo resseca menos o ar e tem a vantagem de ser silencioso.

Aquecedor a óleo

Imagem ilustrativa.

 

 

Aquecedor termocerâmico

Como próprio nome diz, é um aquecedor feito com material cerâmico, a qual envolve uma resistência. Uma ventoinha libera o ar aquecido de uma forma bastante rápida e bem distribuída. Devido a cerâmica, o calor é controlado e pode ser uma das boas opções para quem procura economizar energia.

Aquecedor termocerâmico

Imagem ilustrativa.

 

 

Ar-condicionado

A vantagem do ar-condicionado (de janela, tipo Split ou portátil) é que você vai poder desfrutá-lo também em dias de calor.

Tanto que adquira um aparelho que ofereça a função quente-frio. Porém, como sua especialidade é refrigerar, às vezes a função de aquecer o ambiente pode não ser tão satisfatória.

 

 

Aquecimento de piso radiante

Imagina entrar em casa e poder andar de camiseta e descalço, num clima superagradável, sendo que lá fora a temperatura beira a zero. Se seu poder aquisitivo permitir, invista nesse sistema de piso radiante.

Consiste basicamente em cabos de aquecimento elétrico (ou à gás) instalados sob o piso de acabamento da casa. Revestidos por isolantes térmicos, os cabos aquecidos percorrem o chão e o calor se distribui no ar de forma uniforma e aconchegante.

piso radiante

Imagem ilustrativa.

 

 

Aquecimento por radiador

Comum em cenas de filmes americanos é ver o personagem entrar em casa pendurando blusa e cachecol, ficando mais à vontade, mesmo que lá fora esteja nevando.

Com certeza a casa é aquecida por um sistema de radiador, similar ao piso, só que a tubulação é embutida na parede e o calor direcionado ao radiador, que por fim faz o trabalho de distribuir pela casa.

aquecimento por radiador

Imagem ilustrativa.