NOVE COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER ANTES DA MUDANÇA

Empreendimentos/NOVE COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER ANTES DA MUDANÇA





Evite estresse! Veja dicas para se mudar com tranquilidade e aproveitar o momento sem dores de cabeça.

Depois de muita procura, você finalmente encontrou a casa dos sonhos. Ótimo! Mas e agora? Com a data da mudança acertada, é hora de tomar algumas precauções e organizar o processo para deixar esse momento tão especial muito mais leve e fácil. Acredite: se mudar não precisa ser sinônimo de estresse e dor de cabeça.

1. Já pensou em como embalar tudo?

Caso você tenha decidido embalar os móveis por conta própria, lembre-se de providenciar alguns itens necessários como caixas de papelão e fitas adesivas. Muitos usam jornal para embrulhar objetos menores, mas ele pode manchar alguns itens mais sensíveis. E para deixar o processo mais sustentável, evite o uso do plástico-bolha. Papelão picado e biopacks (uma espécie de isopor biodegradável extrusado de milho) são bons substitutos e capazes de proteger vários objetos.

2. Encaixote as miudezas primeiro

Não fique de braços cruzados esperando o grande dia chegar. Com algumas semanas de antecedência, você já pode embalar algumas miudezas e pertences menos utilizados como livros, CDs, louças e roupas de cama paradas no armário.

3. Organize as caixas

Logo após preparar as primeiras caixas, rotule-as de acordo com o cômodo e marque o que foi armazenado dentro. Prepare também uma caixa para receber apenas os pertences mais importantes que você precisará assim que chegar na nova casa. Assim, fica mais fácil encontrá-los durante a mudança.

4. Transporte dos móveis

Uma das decisões mais importantes a ser tomada nesse processo é a escolha de um transporte de confiança para os móveis. Isso será determinante para o estado em que seus pertences chegarão ao novo endereço. Deixe a preguiça de lado e faça cotações com diferentes empresas. Certifique-se de que a transportadora possui seguro e se ela também se responsabiliza por embalar cada item.

Importante: se você depende de algum fator para pegar as chaves da casa nova, se informe sobre os valores de remarcação, pois caso isso não seja solucionado até a data prevista, você terá que remarcar a mudança.

5. Atualize o endereço

Cancele todos os serviços e utilidades em sua casa antiga e providencie que os mesmos sejam instalados na nova moradia. Solicite também a atualização do endereço para correspondências importantes que você costuma receber e evite o extravio de notificações.

6. Avise o condomínio

Com a data e o transporte definidos, é hora de comunicar o condomínio sobre a mudança. Avise o síndico para que ele possa informar os demais moradores e tomar as providências necessárias para que tudo ocorra em segurança. É o síndico a pessoa responsável por, entre outras coisas, liberar um elevador especificamente para a mudança (caso haja mais de um elevador), designar um funcionário do prédio para acompanhar a mudança e facilitar o acesso ao edifício.

7. Planeje as compras das últimas semanas

Para não acabar transportando muita comida ou produtos de higiene até a casa nova, planeje as compras das últimas semanas com atenção. Evite comprar em grandes quantidades!

8. Limpeza estratégica

Antes de se mudar definitivamente, vá até o novo endereço e faça a limpeza de lugares estratégicos como o banheiro e a cozinha. É importante que estes ambientes já estejam higienizados no momento da sua chegada.

9. Faça o check list da mudança!

Uma semana antes

- Após ter separado e encaixotado tudo que deve ir para a casa nova, elimine tudo o que não lhe for mais necessário. Pergunte para as pessoas próximas se elas se interessam por eles ou procure por instituições para doá-los;

- Anote as medidas da casa nova para garantir a entrada dos móveis e eletrodomésticos;

- Faça uma limpeza geral na casa nova, ou contrate alguém para fazer;

- Cancele todos os serviços e utilidades da casa antiga e providencie que os mesmos sejam providenciados no novo endereço;

- Forneça ao responsável pela mudança uma planta do novo imóvel para que ele saiba a disposição de cada cômodo quando chegar com seus pertences;

- Contate o correio e redirecione suas correspondências para a casa nova.

Fonte: Revista casavogue.globo.com