Pintura de casas: passo a passo, dicas e ideias inspiradoras

Empreendimentos/Pintura de casas: passo a passo, dicas e ideias inspiradoras





Todo mundo já tá cansado de saber que a fachada da casa é o cartão de visita do imóvel. E grande parte disso se deve, sobretudo, a pintura da casa. 

Uma fachada bem pintada, com as cores certas e um trabalho bem executado faz toda a diferença no visual externo da residência. 

Por isso, esse post é todinho dedicado a pintura da casa, desde os primeiros cuidados até o último retoque de tinta. E se você está na dúvida de qual cor pintar a casa, não se preocupe. Trouxemos dicas para te ajudar com isso também. Não vai perder, né?

Pintura da casa: cuidados prévios

Escolha da tinta

O primeiro e mais importante passo para pintura da casa é saber escolher a tinta certa. A qualidade é fundamental, mas não é só isso.

Hoje em dia existem no mercado diversas opções de marcas de tinta e, para sorte do consumidor, a grande maioria delas possui tecnologia e qualidade atestadas. Por isso, não é tão difícil assim acertar na marca.

O que você precisa mesmo é ficar atento ao tipo de tinta e a especificação de uso. Existem tintas para uso interno, uso externo, com filtro solar, com ação anti mofo e por aí vai. Para a pintura externa da casa, opte, preferencialmente, por tintas para uso externo e, se possível, com ação de controle solar, assim você garante que a cor não vai desbotar com o passar do tempo.

Se a sua casa sofre com umidade, uma tinta com proteção anti mofo também é bem vinda. Isso vai facilitar a manutenção da pintura.

Outro detalhe importante: todas as marcas possuem linhas de qualidade superior e linhas de qualidade inferior, também chamadas de econômicas. A gente sabe que é sempre bom economizar, mas na hora de comprar a tinta é importante calcular o custo beneficio, especialmente porque as tintas econômicas geralmente vão pedir manutenção com mais frequência, já as tintas premium vão durar muito mais na sua parede e a pintura vai se manter bonita por muito mais tempo. Portanto, avalie a economia a longo prazo e não só no momento da compra, ok?

Cores para pintar a casa

Depois de esclarecido o tópico anterior, vamos para a pergunta que não quer calar: qual cor de tinta escolher para a pintura da fachada?. Essa é uma dúvida comum e não é para menos, afinal, todo mundo quer uma casa bonita e bem pintada.

Por isso nossa dica é se atentar para o estilo arquitetônico da sua casa e os materiais que estão na sua fachada. Por exemplo, uma casa com elementos em madeira e pedra super combinam com tons terrosos, amarelos, laranjas e vermelhos, por remeter a uma estética mais rústica.

Já as casas de estilo moderno, com elementos em concreto, ferro, aço e vidro se valorizam com cores neutras e sóbrias, como o branco, preto, azul, verde e cinza.

As casas de estilo clássico ficam sempre perfeitas com uma pintura de cor neutra e clara, em especial os tons de Off White e cinza.

Mas há também a opção de usar cores vibrantes e alegres, como o azul celeste, o amarelo ouro ou o rosa pink. Nesses casos, o ideal é escolher pontos específicos da fachada para receber a cor e complementar o restante com outros materiais ou tons mais neutros.

E se a dúvida ainda bater forte, experimente usar os simuladores de tinta. A maioria das marcas oferece um, como é o caso da Coral, Suvinil e Sherwin-Williams. 

Outra dica é combinar a cor das esquadrias com a cor das paredes. Aqui, vale tanto a ideia do contraste, por exemplo, uma parede azul com esquadrias rosas, quanto a do tom sobre tom.

Materiais necessários

Não é só de tinta que você vai precisar para pintar as paredes da sua casa. É fundamental que no momento de inicio da pintura você tenha em mãos todos os outros materiais necessários para não ter que ficar se deslocando a todo momento para a loja de materiais de construção.

Por isso, já deixe separado pinceis de diferentes espessuras, rolo de espuma, cabo extensor, lixas, massa corrida, misturador, espátula, fita crepe, lona, água raz e panos para limpeza.

Pintura por metro quadrado

Outra coisa importantíssima para assegurar a qualidade e a economia na hora de pintar a casa: medir toda a área que receberá tinta.

Todas as marcas trabalham com uma área mínima que pode ser coberta em metros quadrados. Por isso, vale muito a pena fazer esse cálculo e determinar o tamanho da área x a quantidade de tinta necessária. Lembrando que as tintas de cores claras necessitam de mais demãos para uma cobertura adequada.

Passo a passo para a pintura da casa

Limpeza e preparo das paredes

Antes de começar a pintura da casa é importante limpar e tratar todas as paredes. Isso inclui remover manchas e sujeiras, lixar, retirar partes descascadas e tampar com massa corrida pequenos buraquinhos, rachaduras e outras imperfeições que possam comprometer a pintura. Se notar a presença de umidade, faça os reparos necessários.

Aplique também uma demão de impermeabilizante antes de iniciar a pintura, assim sua cassa ficará protegida contra umidade.

Forre o chão

Não pule essa etapa, é sério. Forrar o chão com uma lona vai te poupar um trabalho enorme de limpeza.

Proteja portas e janelas

Essa etapa é tão importante quanto a anterior. Proteja todas as esquadrias da sua casa com papel jornal, plástico ou papelão antes de começar a pintura.

Use fita crepe

A fita crepe é uma grande aliada do trabalho de pintura. Ela é importante para proteger e vedar portas e janelas e, também, para demarcar as áreas que receberão a pintura, especialmente no caso de você usar mais de uma cor de tinta.

Demãos

Aguarde o tempo de secagem indicada pelo fabricante da tinta antes de cada nova demão. E não economize na quantidade de demãos até ter certeza que a cobertura ficou conforme esperada.

Previsão do tempo

Não é só para ir na praia que você precisa consultar a previsão do tempo. Na hora de pintar a casa também é importante saber se vai chover, fazer sol, garoar, ventar, etc. Mas porque? Nada pior do que acabar de fazer a pintura e perceber uma tempestade chegando, a chuva simplesmente vai destruir todo o seu trabalho e, pior, vai mandar a tinta ralo abaixo, literalmente.

Dias com sol muito forte também não são muito indicados para pintura externa, bem como o excesso de vento.

O melhor clima para pintura da casa é aquele de sol ameno, sem previsão de chuva e com pouco vento. Resumindo a história: prefira os meses de outono e primavera para pintar a casa.

60 ideias incríveis de pintura de casas para você se inspirar

Que tal agora se inspirar com 60 pinturas de fachadas de casa. Já fica com um bloquinho de anotações por perto para anotar as suas combinações preferidas:



Tags
Decoração