REFORMA PROMOVE INTEGRAÇÃO E FAZ USO DE ESTRATÉGIAS DE APROVEITAMENTO DE ESPAÇO

Empreendimentos/REFORMA PROMOVE INTEGRAÇÃO E FAZ USO DE ESTRATÉGIAS DE APROVEITAMENTO DE ESPAÇO





Descompartimentar a planta, criar um closet e criar um banheiro a mais no apartamento de 108 m², em São Paulo, foram as principais tarefas que a arquiteta Lucilla Mesquita enfrentou na reforma que tomou conta do espaço por completo. Do piso ao forro de gesso, a profissional fez alterações que trouxeram aconchego para a família, além mistura de estilos - o clássico das boiseries e o rústico de uma parede de pedras combinados com tons quentes, que vão da madeira ao bege.

No living, o quebra-quebra aconteceu na alvenaria que dividia sala e cozinha, dando lugar a uma ilha central. Nesta mesma região, a esquadria entre a sala de TV e a varanda foi retirada, sendo substituída por um fechamento de vidro, que permite integração completa ou moderada. Além das cores e materiais, a iluminação indireta foi usada para criar cenários, marcando a função de cada ambiante. "Foi executada uma sanca com iluminação de Led embutida para alcançar esse efeito. Os pontos diretos ficam por conta das luminárias focadas para destacar da forração de madeira com boiseries, uma pequena porção do hall de entrada e as banquetas da ilha, com pendentes centralizados", explica a arquiteta.

O espaço pequeno da cozinha também pediu suas estratégias, como o posicionamento da geladeira, que fica alinhada ao eixo de circulação. "Assim, os usuários podem se espalhar pela ilha com ações diferentes, sem interferências", conta Lucilla.

Já na área íntima, um dos desafios foi criar um banheiro inexistente na planta para o filho do casal. "O quarto do filho, originalmente era uma suíte. A porta do banheiro foi alterada para o corredor. Dessa forma, faz as vezes de lavabo nos dias de visita", explica. Além disso, para atender o pedido de ter um closet, as paredes que estavam entre o corredor e o living foram substituídas por um grande volume de marcenaria. "A esquadria que pertenceria ao terceiro quarto, foi escondida pela marcenaria do closet", explica. Do outro lado, na varanda, o vão exposto formado pelo quebra-quebra foi preenchido por um jardim vertical.

Fonte: revista casa e jardim globo.com




Tags
Decoração