TENDÊNCIAS: VEJA COMO SURGEM, POR QUE FAZEM SUCESSO E COMO ADAPTÁ-LAS

Empreendimentos/TENDÊNCIAS: VEJA COMO SURGEM, POR QUE FAZEM SUCESSO E COMO ADAPTÁ-LAS





Decorar um ambiente não é só comprar o que mais agrada em termos de estética. É sobre encontrar um equilíbrio entre o bonito e o funcional, dando personalidade à casa. Mas, por falar em visual, existem tendências que vão e vem na área de decoração e arquitetura, as quais, muitas vezes, ficamos com medo de se jogar e acabar com o décor datado.

Para quem quer encontrar o balanço perfeito entre o que está em alta e o que vai permanecer relevante durante anos a fio, convocamos os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, e Edgar Sacchi, que nos ajudam a entender como surgem as tendências e como aplicá-las sem perder a mão. 

1. Como surgem as tendências 

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas designers, arquitetos e decoradores ou feiras e mostras que ditam a moda. Isso porque as tendências sempre têm algum cunho social, por mais disfarçado que ele esteja. "As tendências surgem baseadas nos acontecimentos. Elas podem ser eles regionais ou mundiais e traduzem a forma de pensar, agir e até mesmo os sonhos de uma determinada população", aponta Edgar.

Na decoração, por exemplo, temos o retrato de cada década, o qual reflete muito sobre os costumes das pessoas em uma determinada época. Porém, com o passar dos anos, algumas tendências acabam sendo mais efêmeras, uma vez que são voltadas a agradar apenas a um pequeno grupo de pessoas. "Algumas tendências surgem com propostas mais ousadas e acabam atingindo um nicho específico, dessa forma permanecem em evidência por um prazo mais curto de tempo", explica Edgar. 

2. O que faz uma tendência permanecer por muito tempo?

A resposta pode ser muito simples: uma tendência acaba sendo permanente devido a seu alto nível de aceitação. Muitas vezes, surgem a partir de demandas muito comuns na população, que envolvem praticidade, tornando a vida das pessoas mais fácil e acabam ganhando adeptos para toda a vida. "Existe uma diferença muito grande entre fazer arquitetura se preocupando com o estilo e fazer arquitetura para quem vai fazer o uso dela", afirma Renato. Para ele, o que torna uma moda eficaz é a aplicabilidade aos gostos do morador e sua aceitação em geral.

Somado a isso, Edgar ressalta que uma tendência se torna atemporal quando ela não predomina o ambiente. "As tendências se tornam atemporais quando, além de ter uma grande aceitação do público, segue em alta ao longo dos anos, e sua aplicação não agride o estilo predominante do meio em que está inserido, sendo usada como um plus", explica. 

3. Como aderir às tendências de maneira equilibrada 

A arquitetura e a decoração de uma casa devem ser pensadas a longo prazo. Mas isso não significa que você deve apostar apenas em cores neutras e móveis básicos, pelo fato de eles não cansarem a visão e serem muito versáteis. "Tudo é uma questão da composição no espaço. Tudo tem muita relação com a personalidade da pessoa", afirma o profissional da Andrade & Mello Arquitetura. Para ele, o bom designer ou arquiteto deve fazer um estudo das preferências do cliente, personalizando tendências e estilos. "O profissional de arquitetura está ali pra criar histórias para mais de um público. Temos de entender e absorver tudo que essa pessoa gosta e tudo que ela almeja para essa casa", detalha.

Enquanto isso, Edgar exemplifica que, para apostar em tendências com cautela, o ideal é manter uma base e adicionar novos elementos. "As tendências, se aplicadas de forma harmoniosa, tornam o ambiente elegante e rico em detalhes. Devemos tomar muito cuidado na hora da aplicação para que o mix de estilos e tendências não se torne exagerado, tornando um ambiente pesado e cansativo", afirma.

4. Não deixe o mercado falar mais alto 

Apesar de haver retratos de uma época, o impulsionamento do mercado para o consumismo exacerbado não deve nos influenciar em muitos parâmetros. "Essa história de projetos datados é, na nossa opinião, um pouco contraditório. É claro que o mercado vai lançar alguma coisa e que nós ou o cliente podemos aderir ou não. Mas em geral, sempre trabalhamos relacionando todos os quereres com a funcionalidade do espaço e objetivo final", opina Renato.

Fonte: Revista_Casa_e_Jardim - globo.com




Tags
Decoração